A personagem principal em Sapato de Salto é Sabrina, uma menina de dez anos que é deixada em um lar de adoção aos dois anos de idade, pois sua mãe engravidou aos quinze anos e acabou se suicidando ao amarrar uma pedra em si e jogando-se no rio. Tudo porque a mãe não aceitava o fim do seu futuro brilhante como professora e acabou desgostosa com ela.
Aos dez anos ela é adotada por uma família: Matilde e Senhor Gonçalves, que faz isso no intuito de não precisar pagar uma babá para os filhos, e a menina não é considerada como filha adotiva. Nisso ela é direcionada a fazer outros tipos de tarefa que referencia o trabalho infantil na obra, muito presente na atualidade. Ela tem as suas horas de lazer como assistir televisão mas é muito regrado.
Com o tempo Gonçalves observa a menina a brincar com as crianças e nesta ação vê as suas roupas íntimas e nisso começa a frequentar o quarto de Sabrina, tentando seduzi-la com agradinhos como recompensa. Até que um dia ele tem relações sexuais frequentemente com ela e a força. Ela tem medo de falar o que acontece para Dona Matilde e não acreditar nela. Mas Matilde desconfia das idas de Senhor Gonçalves ao quarto da moça, no entanto fica com medo de falar alguma coisa. Não sabemos se ela acha que pode perder o marido ou ela acha que ele se aproxima de Sabrina pelo afeto de pai.
A salvação da menina acontece quando sua tia Inês aparece e requere a guarda dela. Ao descobrir seu paradeiro entra com uma ordem judicial para comprovar legalmente que é parente da garota. Com isso, ela vai morar com a tia e a vó Dona Gracinha que tem problemas mentais. Inês trabalha como dançarina para sustentar a casa, mas a verdade que ela esconde é que ganha a vida como prostituta mas tenta poupar Sabrina dessa vida escondendo até o fim.
No entanto, entra mais um personagem na história que Andrea Doria que fala na obra a respeito da homossexualidade. Ao contar para a mãe sobre o seu tipo de interesse, a mãe aceita normalmente, ao contrário seu pai não aceita por ser daquele tipo de homem machista, e enfrenta problemas com a família. Ele quer muito ser dançarino então vai até onde a tia Inês trabalha e lá ele conhece Sabrina e começa uma nova amizade.
Até que um dia a vida da menina desmorona após sua tia ser assassinada. Agora para sobreviver e cuidar da avó doente entra rumo da prostituição, profissão que ela já desconfiava que a tia exercia. Colocava um sapato de salto, estilo professora, que a mulher usava e dessa forma foi tentar ganhar uns trocados porque agora era responsabilidade de Sabrina manter a casa. Foi procurada pelo açougueiro, o padeiro, entre outros homens da cidade.
Lygia Bojunga foge do seu idealismo das suas obras e apresenta alguns fatos da nossa realidade em Sapato de Salto como exemplo a abordagem do trabalho infantil, homossexualidade e a aceitação da família ou não, as responsabilidades dos adultos transmitidos para as crianças. Por não ser algo fantasioso mexe muito com o leitor que leva-o a refletir sobre as atitudes que temos que escolher enquanto ainda somos crianças, um amadurecimento precoce e momentos de infância interrompidos. História muito comovente pela verdade que muitas vezes tampamos nossos olhos.
Comentários
Postar um comentário
Sugestões, reclamações ou um help me? Deixe sua mensagem e quando puder escrever-te-ei.